Tenho a sorte de morar perto de uma horta biológica certificada. Recentemente aderi à entrega de um cabaz biológico, que é uma agradável surpresa quando chega! Esta semana trouxe o seguinte: morangos, alperces, abóboras pequeninas, courgette, nabo, acelgas, espinafres, alface, feijão verde, tomate, pimento, rúcula, mangericão, cenouras, batatas, e laranjas. Tudo é delicioso! O que me acontece com esta nova modalidade, é que tenho legumes que habiualmente não compro, e que tenho que dar uso. O caso da rúcula, que compro esporadicamente, e utilizo sempre da mesa forma: salada. Há então que dar largas à imaginação, e têm saído alguns pratos curiosos, e diferentes, que não os faria se não fosse "obrigada" a gastar o cabaz. Além disso tornámos a nossa alimentação muito mais variada, e saudável, como eu gosto. Decidi partilhar alguns destes pratos connvosco, e começo por este hoje.
Ingredientes:
- esparguete
- rúcula
- tomate seco
- alho, azeite e sal a gosto
Começamos por cozer o esparguete, e quando este estiver pronto, deitamos metade da rúcula no recipiente de cozedura, e abafamos por 30 segundos. Escorremos e reservamos. Ao mesmo tempo, salteamos no azeite e no alho, a outra metade da rúcula, e os tomates secos em pedacinhos. Depois misturamos o esparguete já cozido, e envolvemos para tomar sabor.
No final polvilhamos com as sementes de sésamo pretas. Servi com carne grelhada.
Saudável e colorido!
Espero que gostem.
Também costumo usar nas massas mas de wok e até em quiches. A rúcola tem um saborzinho apimentado que fica bem em qualquer comidinha!
ResponderEliminarBjoka
Rita