****** PRODUTOS DESTE BLOG PARA ENVIO POR CORREIO ******

* açúcar gelificante * * baunilha Bourbon de Madagáscar * * sementes de Cumaru/fava Tonka

Encomendas por e-mail
flordetavira@hotmail.com





sexta-feira, 16 de julho de 2010

Flor de Sal de Tavira, uma das melhores do mundo

Chamamos flor de sal à camada fina, de sabor inigualável, que se forma na superfície da maré salgada durante a evaporação contínua. Ela não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa.

Premiada internacionalmente há vários anos, é tida como uma das melhores do mundo!

O facto do Flor de Sal ser um produto natural, sem tratamentos nem aditivos, e de alta qualidade terá sido decisivo para a distinção feita pelo ITQI, uma organização independente, composta por chefes e sommeliers de toda a Europa. O júri do ITQI que distinguiu o sal de Tavira é composto por membros e chefes de topo das nove organizações europeias de culinária mais prestigiadas: a Academia Francesa de Culinária, Master Chefs de França, Master Chefs da Bélgica, Federação de Chefes de Itália, Euro-Toques, Academia Espanhola de Gastronomia, Associação Alemã de Chefes (VKD), Young Restaurateurs Europeia (JRE) e Associação Internacional de Sommellerie (ASI).

A flor de sal é uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio, uma vez que contém todos os 84 oligoelementos e micronutrientes encontrados no mar, sendo, portanto, muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

O nome flor de sal vem do aroma suave de violeta quando o sal seca.

As melhores flores de sal são as produzidas de forma totalmente artesanal, como esta.

A Flor de Sal de Tavira é a cristalização em salinas de argila, situadas no Parque Natural da Ria Formosa, utilizando os recursos naturais que são a água do mar, a energia solar e eólica.

A Flor de Sal é o resultado do trabalho destes elementos da natureza, que, em conjunto, proporcionam uma fina película de cristais que flutuam nos leitos rosados dos talhos, e de onde são retirados diariamente, (e até duas vezes por dia) com utensílios próprios. No acto de recolha são depositados em caixas perfuradas, para escorrer e secar na própria salina, sendo seguidamente armazenados para acabar de escorrer. Posteriormente, a flor de sal é colocada em embalagens para o consumo sem sofrer qualquer tipo de transformação para que o consumidor obtenha um produto 100% natural.

2 comentários:

  1. Com certeza um producto divino.
    Ainda fiz a 1ºclasse na escola primária da Porta Nova, depois fomos viver para V.R.S.A., mas sempre tive ligada a Tavira, ás 4 Águas e á Ilha.
    Lembro-me bem das salinas a caminho da Ilha.
    Feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!
    Obrigada! :-)
    E eu, sempre passei as minhas férias para o teu lado. Temos casa na praia, em Mte Gordo, mas infelizmente aquilo já não é o que era...
    Beijinho,
    Dina

    ResponderEliminar