Não somos vegetarianos em casa. Mas de vez em quando, opto por fazer refeições mais ligeiras, com a preocupação de que sejam equilibradas e nutritivas, e do agrado de todos.
Felizmente tenho uma filha que aprendeu a "comer de tudo". Também teve as fases do "não gosto de sopa", "não gosto de legumes" ou "não gosto disto... ou daquilo". E eu sempre lhe disse que cá em casa não havia "não gosto": só havia "quero mais". Hoje rimo-nos com isto!
Quando não gostava, comia menos. E assim aprendeu a gostar de tudo.
Hoje tem 11 anos, e também sei respeitar o gosto dela quando diz que não gosta. Mas isso nem acontece mais! Ela aprendeu efectivamente a gostar de tudo, e o problema hoje até é gostar de comer mais do que deve.
Como disse, de vez em quando optamos por refeições vegetarianas. O fígado agradece pois não tem que processar tanto, e contribuímos para melhorar os níveis de colesterol, evitar a hipertensão, alguns tipos de cancro, e até a diabetes. Além disso evitamos o consumo de purinas (que acarretam outro tipo de problemas) e de hormonas, e outros aditivos que são administrados aos animais, (por injecções, ou nas rações), donde provém a carne e peixe que compramos.
Este é um empadão de farinheira de soja.
Vamos necessitar de uma farinheira de soja, 3 a 4 batatas, 1 cebola grande, alho q.b., espinafres cozidos (ou 2 blocos dos congelados), molho béchamel q.b., queijo ralado (opcional).Começamos por retirar o interior da farinheira, que desfazemos com um garfo, ou ajuda de um robot de cozinha. Preparamos um refogado com azeite, cebola e alho, deixamos alourar um pouco, e juntamos a farinheira. Misturamos para tomar gosto, sem necessidade de cozinhar.
Entretanto preparamos um puré de batata com as 3 ou 4 batatas, com um pouco de leite, manteiga e especiarias a gosto.
Salteamos os espinafres cozidos em azeite, e alho picado, e reservamos.
Salteamos os espinafres cozidos em azeite, e alho picado, e reservamos.
Num refractário, colocamos uma camada de puré de batata, cobrimos com uma parte da farinheira, à qual retiramos uma pequena porção (2 a 3 colheres de sopa) para cobrir no final. Sobrepomos os espinafres salteados, cobrimos com o béchamel, e polvilhamos com a restante farinheira e o queijo ralado. Levamos ao forno a gratinar.
Uma refeição completa, com todos os ingredientes que necessitamos para nos alimentarmos bem. E a minha filha adorou!!
hummmmm! que delicia!
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarGostei bastante desta sugestão e vou levar a receita comigo para experimentar!
Estou completamente de acordo, devemos gostar de tudo um pouco e comer de tudo, com regra claro! Nunca provei farinheira de soja, mas fiquei deliciada com esta lasanha... :)
P.S. Já vivi perto de Tavira, na Fuseta. Toda essa zona é linda, para mim a melhor do Algarve... :)
Bjs
Obrigada pelos comentários
ResponderEliminarE obrigada Sofia pelo elogio: esta zona é bonita se souber ser preservada, e se quem a visita a souber respeitar.
Tavira corre o risco de se banalizar se não houver algum travão, sobretudo desde que se tornou "moda" para alguns.
Beijinho
Tens toda a razão, é pena que certas pessoas não saibam preservar e respeitar aquilo que ainda é belo.Tenho saudades de viver aí...Das paisagens, das praias (ilha), do dia ter "30h"...lol foram bons tempos. Bjs e parabéns pelo blog, já sou seguidora :)
ResponderEliminarUma refeição de aspecto delicioso!
ResponderEliminar