Descobri este açúcar há 10anos, com uma amiga alemã. A partir daí, nunca mais fiz doces de outra maneira...
Começo por preparar a fruta: neste caso, escolhi morangos. Para 1Kg de fruta, uso 500g de açúcar gelificante. Desta forma usamos muito menos açúcar. Depois de lavados, cortam-se em pedaços, maiores ou menores conforme o gosto pessoal. Levam-se ao lume até ferver, deixando cozer de modo uniforme.
Pessoalmente gosto de encontrar pedaços da fruta neste tipo de doce. Quem preferir pode triturar com a varinha.
E já está! O doce ficou com a consistência certa, sem necessidade de estar a vigiar a cozedura. Com este açúcar gelificante os doces e geleias ficam sempre no ponto, preservam as vitaminas porque não recozem, mantêm a cor e o sabor natural da fruta.
Economizámos tempo e energia! Vai um pedacinho?
Uma pergunta de quem não conhece esse açúcar... como é que se faz para usá-lo na máquina do pão?
ResponderEliminarOrquídea, a meu ver o processo convencional é tão simples e rápido, que podemos evitar o uso da MFP, economizando uma boa quantidade de electricidade. As MFP recomendam este açúcar no uso porque evita o bolor. Como sabemos, os doces feitos no "fogão" demoram muito mais do que na MFP, daí correrem menos risco de bolor, pois reduzem mais. De qualquer forma, em resposta à tua questão, para a MFP, recomenda-se colocar o açúcar gelificante com a fruta e iniciar o programa de compotas na máquina.
ResponderEliminarEspero ter elucidado :-)