****** PRODUTOS DESTE BLOG PARA ENVIO POR CORREIO ******

* açúcar gelificante * * baunilha Bourbon de Madagáscar * * sementes de Cumaru/fava Tonka

Encomendas por e-mail
flordetavira@hotmail.com





segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Doce de morango * Açúcar Gelificante

Descobri este açúcar há 10anos, com uma amiga alemã. A partir daí, nunca mais fiz doces de outra maneira...

Começo por preparar a fruta: neste caso, escolhi morangos. Para 1Kg de fruta, uso 500g de açúcar gelificante. Desta forma usamos muito menos açúcar. Depois de lavados, cortam-se em pedaços, maiores ou menores conforme o gosto pessoal. Levam-se ao lume até ferver, deixando cozer de modo uniforme.

Eu costumo retirar a espuma que se forma, pois esta é resultado das impurezas que sobem à superfície. Além disso melhora o aspecto e a consistência final.

Pessoalmente gosto de encontrar pedaços da fruta neste tipo de doce. Quem preferir pode triturar com a varinha.

Nesta altura junto o açúcar gelificante, mexendo sempre. Quando levantar fervura, basta contar 3 minutos, mexendo sempre.

E já está! O doce ficou com a consistência certa, sem necessidade de estar a vigiar a cozedura. Com este açúcar gelificante os doces e geleias ficam sempre no ponto, preservam as vitaminas porque não recozem, mantêm a cor e o sabor natural da fruta.

Economizámos tempo e energia! Vai um pedacinho?

2 comentários:

  1. Uma pergunta de quem não conhece esse açúcar... como é que se faz para usá-lo na máquina do pão?

    ResponderEliminar
  2. Orquídea, a meu ver o processo convencional é tão simples e rápido, que podemos evitar o uso da MFP, economizando uma boa quantidade de electricidade. As MFP recomendam este açúcar no uso porque evita o bolor. Como sabemos, os doces feitos no "fogão" demoram muito mais do que na MFP, daí correrem menos risco de bolor, pois reduzem mais. De qualquer forma, em resposta à tua questão, para a MFP, recomenda-se colocar o açúcar gelificante com a fruta e iniciar o programa de compotas na máquina.
    Espero ter elucidado :-)

    ResponderEliminar