****** PRODUTOS DESTE BLOG PARA ENVIO POR CORREIO ******

* açúcar gelificante * * baunilha Bourbon de Madagáscar * * sementes de Cumaru/fava Tonka

Encomendas por e-mail
flordetavira@hotmail.com





quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Salmão com cebolinho e limão, acompanhado de linguine al Nero di Sépia

O prato que hoje trago não é novidade para ninguém, mas é um prato quente que não "pesa" nestes dias de calor, que tanto se fazem sentir aqui no Algarve! É um dos pratos que a minha filha tanto gosta, apesar de parecer um pouco estranho para a faixa etária dela.

Para esta receita tão simples, necessitamos de:
- salmão
- alho, cebolinho (usei desidratado) e malagueta fresca (opcional); limão
- linguine (ou outro) nero di Sépia


Colocamos o linguine a cozer "al dente", ao mesmo tempo que preparamos o salmão. Começamos por colocar o alho picado numa sertã, com uma boa quantidade de azeite, que no final retiramos para uma parte, que irei explicar adiante. Colocamos a dourar as postas de salmão, previamente temperadas com sal, malagueta fresca e o cebolinho, que coloquei de início pois é desidratado. Dou preferência ao fresco, mas quando não tenho à mão, que foi o caso, recorro a este. Sendo desidratado, prefiro colocar de início, ou antes do final da cozedura. Deixamos alourar o salmão, e viramos do outro lado, até ficar cozinhado. Quando está terminado, regamos com o sumo de limão.


Entretanto, escorremos o linguine, e temperamos com uma parte do azeite que retirámos do molho do salmão, para que fique mais solto e saboroso.


Acompanha com uma salada a gosto, neste caso foi alface e tomate cherry. Juntei uns camarões ao mesmo tempo que dourava o salmão, que "roubei" aos que ía fazer para o jantar.




5 comentários:

  1. Bom dia Flor :)
    Está com muito bom aspecto, também como frequentemente salmão, quase sempre grelhado, mas simples, só com sal. Assim deve ficar muito apetitoso e essa massa nunca experimentei, sabe a quê? Massa "né"?:P
    Realmente, gabo o gosto da tua pipoca por um prato tão "adulto" :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos comentários :)

    Kyla, a pasta Nero di Sépia é tingida com tinta de choco. Apesar disso tem um sabor suave, e não sabe a peixe, mas combina perfeitamente com peixes e mariscos. Não gostei especialmente desta (Milaneza), costumo usar o spaghetii Nero di Sépia que se encontra à venda no Pingo Doce, que considero bem mais saborosa.

    Beijinho
    Dina

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição bem saborosa!
    O contraste de cores é maravilhoso.

    ResponderEliminar
  4. Olá Dina,
    Nunca provei este spaghetti Nero di Sépia, mas estou bastante curiosa... esta refeição está maravilhosa, com um aspecto bastante apetitoso!
    Na próxima vez que for ao P.Doce vou procurar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar