****** PRODUTOS DESTE BLOG PARA ENVIO POR CORREIO ******

* açúcar gelificante * * baunilha Bourbon de Madagáscar * * sementes de Cumaru/fava Tonka

Encomendas por e-mail
flordetavira@hotmail.com





domingo, 19 de junho de 2011

Sopa de cenoura com rama * Cabaz Bio

Como já vos contei no outro dia, aderi a cabaz de agricultura biológica certificada, que me é entregue quinzenalmente. Geralmente nos primeiros dias aproveitamos para consumir os vegetais e frutas que se podem degradar mais facilmente.

Desta vez vieram umas cenouras pequeninas, com uma rama muito viçosa. Não é costume utilizarmos a rama da cenoura (muitas vezes porque ela não vem), mas é uma parte deste legume bastante rica. Para terem uma pequena ideia, a quantidade de flavonóides supera cem vezes o teor presente na polpa da cenoura! Como a rama é bastante fibrosa, é aconselhável consumi-la cozida.

Decidi então preparar uma simples sopa de cenoura... com rama.

E porque é mesmo simples, nem coloco quantidades, pois todos sabemos preparar um creme de cenoura. Preparamos cebola, batata, e cenoura nas proporções que mais gostamos, e adicionamos a rama depois de bem lavada, e à qual retiramos as partes mais rijas dos caules. Deixamos cozer e trituramos. Tempero com sal e azeite no final da cozedura. Desta forma, os ácidos gordos do azeite mantêm a sua qualidade, e o sal não "queima" alguns dos nutrientes dos alimentos. Se o azeite for deitado assim que termina a fervura, não sabe a azeite "cru"...

Deixamos repousar um pouco, e servimos. Espero que gostem desta forma simples, mas rica, de consumir o melhor que a natureza nos proporciona. Um bom início de semana!

3 comentários:

  1. Dina, que bela sopinha... eu tenho uma rama de cebola num vaso que não sabia como usá-lo, agora já sei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Comprei cenoura com rama à uns dias mas vinha muito feia, acabei por não usar, mas as cenouras são optimas. Ideais para uma sopa como esta
    Um beijinho

    ResponderEliminar