****** PRODUTOS DESTE BLOG PARA ENVIO POR CORREIO ******

* açúcar gelificante * * baunilha Bourbon de Madagáscar * * sementes de Cumaru/fava Tonka

Encomendas por e-mail
flordetavira@hotmail.com





quinta-feira, 30 de junho de 2011

Millet * Alimento saudável

Fico feliz por ver que alguns blogs começam a introduzir hábitos de alimentação saudáveis! Há formas muito simples de, sem alterarmos os padrões alimentares da família, introduzirmos subtilmente alimentos que enriquecem a nossa alimentação, e trazem benefícios alimentares importantes.
Hoje trago-vos um cereal muito simples de utilizar e bastante versátil: o Millet. Este cereal é utilizado desde os tempos da pré-história na alimentação humana.

Com cerca de 3% de gordura, o millet, assim como a aveia, o amaranto e a quinoa, são dos cereais que menos gordura concentra. Esta gordura compõe-se essencialmente de ácidos gordos insaturados. Para além disso, o millet apresenta-se como sendo de extrema importância, pelo seu alto teor de ferro (9 mg em cada 100 g), e ácido silícico que é importante para a pele, cabelo e unhas. Por isso o millet é por muitos conhecido com sendo o cereal da beleza. Uma vez que não contém glúten, o millet é também indicado para pessoas que não o tolerem.


Embalagem de 500g - produção biológica - 1,90€



Indicações de millet:
- Notável a sua acção sobre a pele, unhas, esmalte dos dentes
- Ajuda na função cardíaca pelo seu teor em magnésio
- Para aqueles que têm um trabalho exaustivo intelectual, ou estão em período de desenvolvimento.
- Ajuda nas anemias e gravidez pelo seu teor em ferro
- Regenera e fortalece o sistema nervoso
- É um cereal de grande importância para celíacos pelo seu baixo teor de glúten
- Na medicina tradicional chinesa, o millet é utilizado no tratamento de problemas de digestão, de náuseas, e problemas de sono.


*Sugestões de utilização: Geralmente é utilizado como o arroz, é cozinhado em duas partes de água para uma de cereal. Pode ser misturado com vegetais, adicionado em saladas, cozido nas sopas em substituição do arroz e massa que geralmente utilizamos, misturado em bolos, pães, ou em muesli, e como eu cotumo dizer "no que a imaginação ditar".



Brevemente trago receitas com a utilização do millet. Espero que tenham gostado, e que passem a incorporá-lo na alimentação da vossa família.

9 comentários:

  1. Tambem já reparei que esse cereal está em alta nos blogs. Por acaso já comprei, mas ainda não usei. Não tarda nada vou ter novidades no meu blog!lo

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso da tua explicação. De facto, cada vez mais devemo-nos preocupar com a nossa saúde, especialmente quando existem crianças em casa que precisam de hábitos alimentares saudáveis.Nós no blog já publicámos duas receitas com millet e prometemos não ficar por aí.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos vossos cometários.

    Patrícia, tens toda a razão! Infelizmente vejo blogs de mães de família que têm pouco ou nenhum cuidado com o que põem na mesa. Uma alimentação saudável não implica privarmo-nos de comer bem, mas sabermos fazer opções equilibradas. E há formas bem apetecíveis de o fazermos!
    Bjns
    Dina

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Encontrei o seu blog ao acaso e gostei bastante. Vi que tem aqui muitos dos produtos que gosto e costumo utilizar na minha cozinha. Caso precise já sei onde encomendar :)
    Abraço
    Atitude Zen - Receitas Saudáveis

    ResponderEliminar
  5. Entãoa fica combinado, colocas receitas (doces) para poder utilizar este cereal e eu encomendo-te para experimentar, ok?
    Afinal, essas caracteristicas para os meus pinguins a crescer é do que procuro mais.

    Bjinhos grandes,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  6. Olá Dina

    Não conhecia este cereal.

    Vou investigar um pouco mais. Ja experimentei a soja (granulada) nos hamburguer, ou carne picada no geral e gostei bastante, agora faço sempre com a soja a mistura.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. Atitude Zen - Excelente blog, já me tornei seguidora!

    Sofia - Vou tentar responder ao teu pedido, mas digo desde já que os doces aqui em casa são mesmo tradicionais. Fujo um pouco ao uso excessivo de ovos, mas não resisto a uma boa sobremesa. Deixo estas opções para os pratos salgados, oiço menos reclamações! ;-)

    Babinhos - Aconselho vivamente o uso, é um ceral de sabor suave e muito versátil. Quando começares, verás como é fácil inventar coisas novas com ele.

    ResponderEliminar
  8. interessante!!!
    dá uma passadinha pelo meu blog: deliciasdaisa.blogspot.com!

    ResponderEliminar