****** PRODUTOS DESTE BLOG PARA ENVIO POR CORREIO ******

* açúcar gelificante * * baunilha Bourbon de Madagáscar * * sementes de Cumaru/fava Tonka

Encomendas por e-mail
flordetavira@hotmail.com





quinta-feira, 9 de junho de 2011

Doce morango e banana em camadas * Açúcar Gelificante

Hoje trago-vos uma forma diferente de apresentar, e comer os nossos doces. Desta forma também podemos oferecer os nossos doces em frasquinhos ainda mais bonitos! Este doce é de morango, e banana. Passemos então à elaboração...


Colocamos os morangos previamente lavados e arranjados num recipiente que possa ir ao lume, juntamente com o açúcar gelificante. No açúcar 2:1, tal como expliquei antes, a fruta é o dobro do peso do açúcar.


Vamos mexendo enquanto ganha temperatura, e quando ferver, retiramos a espuma com uma escumadeira, que são as impurezas da fruta, e como tal devem ser retiradas. Além disso confere um aspecto final bastante melhor. Contamos 3 minutos após fervura, e já está.


Procedemos de igual forma com a banana: no recipiente, com o açúcar. Como este açúcar tem ácido cítrico (limão) a fruta não escurece, como é o caso da banana, que oxida rapidamente. Mexemos, e ao ferver contamos os 3 minutos. Está pronto!


Depois é só esperar que arrefeça. O doce ganha a consistência ao arrefecer, não se preocupem. Colocamos o doce de banana por baixo, e o de morango por cima.


Fica muito bonito o contraste das cores, e temos forma de comer o doce em separado, ou misturado, fica igualmente delicioso! Feito desta forma tem uma particularidade: se o misturarmos depois de pronto, os pedaços de banana ficam diferenciados dos morangos, e mantêm a côr própria, pois não cozeram juntos, ficam amarelinhos destacando-se no vermelho vivo do morango!


5 comentários:

  1. Que belos docinhos Dina e essa ideia de os juntarmos depois deu um efeito delicioso e deve ser uma mistura fantástica..

    beijinhos e obrigado pela partilha!!

    ResponderEliminar
  2. Que interessante... nunca experimentei esse açucar!!

    ResponderEliminar
  3. Ficaram com o aspecto fantástico.:)

    Que delícia!

    Gostaria de provar essa tacinha...

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  4. Aí está uma sugestão fantástica.
    Faz lembrar aqueles sumos da compal com 2 sabores diferentes, mas em forma de compota/doce. Morango e banana.

    Genial.

    Bom fim de semana,
    Sofia Apóstolo

    ResponderEliminar
  5. Fantastica sugestão adorei.
    Não conheço doce de banana mas fiquei curiosa com o seu sabor. Vou experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar